Cursos Gerais

DANÇA CLÁSSICA

“Segundo Aristóteles, o bailado expressa as ações do Homem, os seus costumes e as suas paixões” (Claude-François Menestrier). Se a esta expressividade juntarmos todos os benefícios de uma atividade física completa e exigente, sem dúvida, que teremos uma atividade completa.
No que diz respeito ao Dança Clássica, a Eddalm é uma escola registada e reconhecida pela Royal Academy of Dance (RAD), oferecendo aulas para alunos a partir dos 3 anos até aos graus profissionais.

As aulas de Dança Clássica ministradas em regime supletivo podem ser frequentadas uma, duas ou mais vezes por semana dependendo do grau em questão.


DANÇA JAZZ

Originária dos EUA a Dança Jazz tem raízes populares na cultura negra africana e está intimamente ligada à história da música e dança jazz trazidos para o continente americano. No entanto, enquanto a música jazz foi florescendo ao longo dos tempos através de formas e estilos variados que foram captando a atenção de diversos públicos e originando novas tendências, a dança jazz só subiu aos palcos da Broadway e do Harlem em Nova Iorque, onde se popularizou, com o aparecimento dos musicais nos anos 20.
Durante a década de 1940 enquanto o jazz alcançava maior popularidade em todo o mundo por intermédio do swing, o jazz teatral sofria influência marcada de formas clássicas do ballet e da dança moderna, além de outras formas de danças étnicas, latinas, folclóricas e de sapateado claramente ligadas às exigências dos repertórios de teatro musical.

Nesta disciplina, pretende-se desenvolver:
- a paixão pela dança;
- a percepção temporal, espacial, dinâmica e a qualidade e funcionalidade do movimento;
- a musicalidade;
- elegância, força, beleza, foco e equilíbrio;
- sentido de performance em palco, bem como uma sensibilidade crítica, estética e plástica.
- uma nova abordagem do corpo como instrumento estético e de comunicação associado a outros estilos de dança;
- vocabulário corporal e condição física para explorar e optimizar as suas infindáveis capacidades;
- a personalidade do artista através da expressividade aliada à disciplina.

As aulas de Dança Jazz são ministradas em regime supletivo ou em formato de workshop. Os alunos podem optar por frequentar uma ou duas aulas semanais.


HIP HOP

O Hip Hop Dance nasceu nas comunidades afro-americanas, jamaicanas e latinas em Nova Iorque. Começou por ser um novo genéro musical e que rapidamente se acompanhou pelo estilo de dança caracterizada pelo improviso.


DANÇAS URBANAS / N’DANCE

N´Dance é uma aula que engloba vários estilos de dança como a Street Jazz, o Hip Hop e o Ragga Jam.
O Street Jazz é considerado por muitos um sub-estilo de Hip Hop. Nasceu nas "ruas" e é um tipo de dança que junta o improviso do Hip Hop com diferentes técnicas de Dança Jazz.
O Hip Hop Dance nasceu nas comunidades afro-americanas, jamaicanas e latinas em Nova Iorque. Começou por ser um novo genéro musical e que rapidamente se acompanhou pelo estilo de dança caracterizada pelo improviso.
Ragga Jam é igualmente uma dança de rua, afro-jamaicana e junta movimentos de hip hop, jazz e africanas. É identificada pelo estilo de música Ragga ou Dancehall e por movimentos ondulatórios da bacia e tronco.
N´Dance é uma aula que, para além da aprendizagem destes diferentes estilos de dança, procura promover o bem-estar, a socialização, a união e a diversão dos alunos.

Nesta área, pretende-se desenvolver:
- a paixão pela dança;
- estimular a musicalidade e a qualidade de movimento;
- melhorar a fisicalidade, flexibilidade e coordenação motora;
- uma nova abordagem do corpo como instrumento estético e de comunicação associado a outros estilos de dança;
- uma forte estrutura de trabalho que favoreça a socialização e o espírito de grupo.

As aulas de N’Dance são ministradas em regime supletivo ou em formato de workshop. Uma aula semanal nível 1, nível 2 e nível 3.


SAPATEADO

O sapateado foi o resultado da fusão das culturas em solo americano ao longo do séc. XVIII. Foram os africanos que levaram os seus ritmos para a América que, misturados com a "Clog dance" (dança dos tamancos) proveniente dos trabalhadores das fábricas em Inglaterra durante a Revolução Industrial e a "Step dance" trazida pelos Irlandeses, criaram este estilo de dança percussiva.
Sapateado (Tap) é um estilo de dança caracterizado pelo uso do som dos sapatos a bater no chão como forma de percussão.
Há duas principais vertentes que se destacam:
- Sapateado Rítmico (foca-se na musicalidade e no trabalho rápido dos pés - um famoso bailarino deste estilo é Savion Glover);
- Sapateado Broadway (foca-se mais na dança, com movimentos maiores e mais movimentos de braços, mais utilizado em espetáculos de Teatro Musical - famosos bailarinos deste estilo são Fred Astaire e Nicholas Brothers).

As aulas de Sapateado são ministradas em regime supletivo, como oferta complementar aos alunos do Ensino Artístico Especializado em Dança ou em formato de workshop.


DANÇA CONTEMPORÂNEA

O rompimento da cultura clássica na década de 60 e a evolução das técnicas de dança moderna, nascidas na América no início do século XX, deram o impulso para uma nova forma de expressão do corpo e da mente – a Dança Contemporânea.
Através desta forma de arte procura-se um movimento orgânico, incentivando os alunos a explorar o espaço, o corpo, o próprio e o outro, o peso e a sua ausência, as emoções e o pensamento, uma dimensão infindável de possibilidades descobertas na relação e no contexto do discurso da arte.
As aulas são preparadas de acordo com as faixas etárias e considerando diferentes metodologias da dança moderna e contemporânea, tais como Graham, Limon, Cuningham, entre outras.
O vocabulário é assim primeiramente construído com base em técnicas específicas, para depois poder ser desconstruído e (re)construído com a participação do aluno e professor.

Finalidades da disciplina:
- Desenvolver a perceção de tempo, espaço, dinâmica e forma;
- Desenvolver a capacidade interpretativa e criativa;
- Desenvolver a capacidade de trabalho por contacto;
- Desenvolver o trabalho e a relação com o chão;
- Estabelecer uma base técnica consistente, consolidando-a com a utilização adquada da respiração – qualidade de movimento.

As aulas de Dança Contemporânea são ministradas em regime supletivo ou em formato de workshop. Os alunos podem optar por frequentar uma ou duas aulas semanais.


REPORTÓRIO

Esta disciplina visa o ensino do Reportório Clássico e Reportório Contemporâneo, oferece aos alunos o contacto com a realidade profissional em dança.

As aulas de Dança Contemporânea são ministradas em regime supletivo ou em formato de workshop. Os alunos podem optar por frequentar uma ou duas aulas semanais.


KARATÉ (GOJU-RYU KARATÉ-DO)

O Goju-Ryu é um dos estilos mais antigos de Karaté-Do, definindo-se fundamentalmente pelo seu carácter defensivo e contra defensivo que se baseia tanto na força e dureza (GO) como na flexibilidade e na suavidade (JU), dando realce à alternância entre estes dois métodos.
Etimologiamente, o Karaté-Do (kara - vazio, te – mãos, do – a via) define-se como sendo a via de combate com as mãos nuas. Assim, o Karaté é uma forma do homem se desenvolver tanto física como psicologicamente apresentando-se como uma arte de defesa pessoal.
O trabalho na disciplina de Karaté passa por proporcionar uma atmosfera adequada e em conformidade com os objectivos de ensino, tendo sempre em mente as regras estritas que todo o Karateca deve conhecer e colocar em prática.
Procuramos ensinar de uma forma racional e simultaneamente lúdica, dando espaço para o diálogo.

As aulas de Karaté são ministradas em regime supletivo ou em formato de workshop. Os alunos podem optar por frequentar uma ou duas aulas semanais.


PILATES

"O método Pilates passou recentemente por uma explosão de popularidade, mas o êxito deste método não se baseia num capricho de moda, mas sim nas experiências positivas das pessoas que beneficiam directamente do método.
Desaparecem as dores de costas, de pescoço, e o esforço muscular, pois o método permite reeducar o corpo para que este funcione de modo empático com a respectiva anatomia.
O princípio fundamental foca a estabilização do centro do corpo, através de uma variada gama de exercícios que se centram no tronco e que desenvolvem a força muscular a partir do interior. O grupo de músculos em questão permite depois de estabilizar, movimentar os membros de modo eficiente e seguro.
O pensamento é a base desta técnica, pois todos os movimentos são conscientes e exigem concentração. Este acto consciente leva a fusão do corpo e da mente, deixando uma sensação de bem estar, característica da prática regular do método.
Mantendo a força, flexibilidade e a consciência do corpo ao longo da sua prática regular, há menos probabilidades de se sofrer de lesões, problemas de postura, e tal aconteça a recuperação é sem duvida mais rápida!" (McKenzie, E. & Blount, T., 2006)

Alguns dos Princípios do método:
- Concentração/Consciência;
- Respiração;
- Controlo;
- Coordenação;
- Precisão;
- Fluidez.

Benefícios:
- Reforça o troco do interior ao exterior;
- Previne dores e posturas incorrectas;
- Fornece suporte para a prática de outras actividades desportivas e quotidianas;
- Desenvolve o equilíbrio muscular;
- Aumenta o controlo e concentração mental;
- Torna a respiração mais eficiente e por conseguinte melhora a funcionalidade dos vários sistemas do corpo: músculo esquelético, circulatório, digestivo, nervoso;
- Favorece a ligação Corpo-Mente.

As aulas de Pilates são ministradas em regime supletivo ou em formato de workshop. Os alunos podem optar por frequentar uma ou duas aulas semanais.


MÉTODO DE BOA FORMA & QUALIDADE DE VIDA

Este Método de Boa Forma & Qualidade de Vida caracteriza-se por uma composição de ferramentas técnicas e conceituais direcionado a jovens adultos.
Algumas das suas técnicas são a reeducação respiratória, a tonificação muscular e corporal, o desenvolvimento da flexibilidade, a concentração, a descontração emocional, etc.
Tudo isto visa tornar a sua existência descomplicada, fazer o que lhe dá prazer, com alegria, saúde e bem-estar.

As aulas de Método de Boa Forma & Qualidade de Vida são ministradas em regime supletivo ou em formato de workshop. Os alunos podem optar por frequentar uma ou duas aulas semanais.


AULAS PRIVADAS PARA NOIVOS