Ensino Articulado

MODALIDADES


TÉCNICA DE DANÇA CLÁSSICA

“Segundo Aristóteles, o bailado expressa as ações do Homem, os seus costumes e as suas paixões” (Claude-François Menestrier). Se a esta expressividade juntarmos todos os benefícios de uma atividade física completa e exigente, sem dúvida, que teremos uma atividade completa.

Nesta disciplina, pretende-se:
- desenvolver a atenção, a concentração e o rigor;
- promover o desenvolvimento integral;
- estimular e desenvolve as aptidões físicas, artísticas e criativas;
- despertar uma relação concreta, favorecendo o reforço da auto-estima e da auto-confiança;
- trabalhar todos os músculos do corpo, sendo uma atividade física muito completa;
- proporcionar maior flexibilidade, mais coordenação motora, e melhor postura corporal.


TÉCNICA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA

O rompimento da cultura clássica na década de 60 e a evolução das técnicas de dança moderna, nascidas na América no início do século XX, deram o impulso para uma nova forma de expressão do corpo e da mente – a Dança Contemporânea. Através desta forma de arte procura-se um movimento orgânico, incentivando os alunos a explorar o espaço, o corpo, o próprio e o outro, o peso e a sua ausência, as emoções e o pensamento, uma dimensão infindável de possibilidades descobertas na relação e no contexto do discurso da arte.
As aulas são preparadas de acordo com as faixas etárias e considerando diferentes metodologias da dança moderna e contemporânea, tais como Graham, Limon, Cuningham, entre outras.
O vocabulário é assim primeiramente construído com base em técnicas específicas, para depois poder ser desconstruído e (re)construído com a participação do aluno e professor.

Finalidades da disciplina:
- Desenvolver a perceção de tempo, espaço, dinâmica e forma;
- Desenvolver a capacidade interpretativa e criativa;
- Desenvolver a capacidade de trabalho por contacto;
- Desenvolver o trabalho e a relação com o chão;
- Estabelecer uma base técnica consistente, consolidando-a com a utilização adquada da respiração – qualidade de movimento.


EXPRESSÃO CRIATIVA

A descoberta do corpo, do movimento e das potencialidades expressivas e criativas é a proposta das aulas de Expressão Criativa. A criança explora as suas possibilidades de acção e repouso, desenvolve a coordenação e a relação com o corpo, com o espaço, com o outro e com a música.
Com reconhecido mérito educativo, a dança criativa/expressão criativa apresenta-se não só como atividade expressivo-motora, mas também como instrumento didáctico, com benefícios para o aluno no âmbito escolar, social e pessoal.
Institui-se nestas aulas um trabalho manifestantemente prático. Criação de um espaço de exploração de corpo e a relação deste com outro(s) corpo(s) ou objeto(s), através de exercícios de improvisações estruturadas, com estímulos específicos e orientados.

Finalidades da disciplina:
- desenvolver a capacidade de criação;
- desenvolver a capacidade de exploração;
- desenvolver qualidade e dinâmica de movimento;
- capacidade de resposta à proposta;
- relação com o outro;
- composição coreográfica;
- análise crítica.


COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA


REPORTÓRIO

Esta disciplina visa o ensino do Reportório Clássico e Reportório Contemporâneo, oferece aos alunos o contacto com a realidade profissional em dança.


MÚSICA

Através dos tempos, a música, tem tomado formas múltiplas, significações diversas. Atualmente, toda uma corrente cultural tende a considerar a música como um fator importante na formação da personalidade humana, não apenas porque cria um clima particularmente favorável ao despertar das faculdades criadoras, mas ainda porque pode vivificar a maioria das faculdades humanas e favorecer o seu desenvolvimento.
O principal objectivo da disciplina de Música assenta em conduzir os alunos pelo caminho da autodescoberta, através dos vários elementos constituintes da música, desenvolvendo o seu sentido crítico, sensibilidade expressiva e artística, auxiliando no sucesso escolar. A disciplina de Música trabalha diferentes tipos de memória, desenvolvendo a capacidade de audição focada e selectiva, apelando aos alunos para um trabalho individual e colectivo. Para tal, utiliza um vocabulário muito especifico, assim como, disciplina e técnica exigentes.

Finalidades da disciplina:
- Desenvolver capacidade interpretativa;
- Desenvolver a noção de música como forma de arte;
- Motivar e desenvolver uma sensibilidade estética, expressiva e artística, fomentando a criação de novos públicos;
- Desenvolver a capacidade de coordenação motora específica (motricidade fina);
- Desenvolver sensibilidade musical;
- Conhecer reportório musical de diferentes estilos e épocas.